
9 Cursos
A partir de abordagens de educadores musicais como Orff, Swanwick, Paynter e Schafer, o curso propõe reflexões e práticas da educação musical e da música de concerto para pessoas com deficiência e com desenvolvimento atípico sob o enfoque da inclusão.
É objetivo desse curso trazer o conhecimento teórico-prático presente em manifestações populares brasileiras afro-ameríndias, partindo da conexão entre músicas, ritmos, corporeidade, danças, indumentárias e mitos fundantes de forma a acessarmos a energia lúdica que as sustentam e constroem sentido no mundo.
O curso tem como objetivo trabalhar três competências: noções básicas de técnica vocal, conceitos musicais e prática de repertório. Os exercícios e o repertório desenvolvido são propostos com a intenção de serem adaptados e inseridos no dia a dia dos professores nas escolas.
O curso visa trabalhar o corpo como instrumento musical, uma ferramenta para a educação musical e recurso para a educação multidisciplinar.
O curso tem como objetivos conhecer, explorar, experienciar a voz como elemento primeiro da Educação Musical Infantil. Serão discutidos temas fundamentais como a voz infantil, repertórios apropriados para a faixa etária, roteiro de ensaio, dinâmicas musicais e práticas pedagógicas adequadas a esta formação.
O curso tem como objetivo propor atividades e estratégias para o desenvolvimento de atividades de apreciação musical dentro da escola de formação básica, tomando como ponto de partida propostas e abordagens de alguns educadores musicais do século XX, em um fazer musical coletivo.